domingo, 2 de agosto de 2009

Projecto PIEF 2007/2009


Sentimento partilhado pelos restantes alunos do PIEF (9ºE)

Finalmente as férias...

Chegou aquele momento... aquele que todos tanto ambicionavam!

PARABÉNS, conseguiram vencer esta etapa com sucesso!

Boas férias!

Um olhar sobre o PIEF...


P de programa a promover
I de intervir e implementar
E de vontade de educar
F de bem formar.


PIEF,
um desafio a viver
um convite a aceitar
uma realidade a descobrir
novos sentimentos a emergir
com desconfiança os aceitar
deixando de apenas de receber
e conseguir aprender a dar.

Acreditar numa equipa a trabalhar
com professores e técnicos a articular
pais e instituições a colaborar
tornando possível condutas mudar
percursos de vida alterar
para melhor integrar
e, saudavelmente, saber estar!

Momentos de alegria a valorizar
quase sempre a contrastar
com os de tristeza a desprezar.

A importância de comportamentos avaliar
estratégias e medidas aplicar
a pensar no progredir e melhorar
para poder olhar
o ano a finalizar
e um sorriso esboçar
ao alegria sentir
de ter valido a pena nestas crianças e jovens investir
e do dever profissional e social
ter conseguido cumprir!

terça-feira, 9 de junho de 2009

Concurso literário da Escola Secundária Dom Egas Moniz

2º Lugar para aluna Eduarda Correia do PIEF-CEF (9ºE)



A aluna Eduarda Correia participou no concurso literário com um texto narrativo da sua autoria, intitulado "A História da Minha Vida".

Está, por isso, de parabéns!

sábado, 6 de junho de 2009

Dia do Ambiente

No âmbito do Projecto Eco-Escolas comemorámos o dia do Ambiente, no dia 5 de Junho de 2009.
Logo pela manhã, fomos até à Câmara Municipal de Resende, onde encontrámos colegas de outras escolas.
Já aqui, iniciámos a actividade e conseguimos "construir" um longo cordão humano como símbolo da defesa do ambiente.
As condições atmosféricas adversas não nos permitiram realizar a actividade de acordo com o previsto... mas, a mensagem foi transmitida!
Todos junto conseguiremos defender o nosso bem comum e mais precioso: O AMBIENTE!


quinta-feira, 4 de junho de 2009

DIA DO AMBIENTE

No âmbito do Projecto Eco-Escolas da Escola Secundária Dom Egas Moniz, em Resende, será realizada uma actividade muito interessante, no dia 5 de Junho e junto à Câmara Municipal de Resende.
COMPARECE!
****************************************************
RESENDE PROTEGE O AMBIENTE

Resende queremos ter,

verde e saudável conservar.

No futuro e no presente viver

numa região a preservar.

Resende está atento,

activo a cada momento.

Estamos todos em movimento,

evitando o Eco-sofrimento!

Muito há para fazer:

começar pelo A de agir,

M de maus hábitos mudar,

B de ambiente bem tratar,

I de iniciativas tomar,

para E de efeito de estuda minorar

e N de natural poder continuar.

Pelo que há que T de trabalhar

para E de ecologicamente saber estar.

E assim poder dizer:

O AMBIENTE ESTAR A PROTEGER!
PIEF - CEF (9ºE)

Uma sessão especial...

Os nossos colegas do curso profissional de Termalismo brindaram-nos com estas sessões de relaxamento!
Simplesmente: magnífico!
Queremos mais!!!!!!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Para reflectir e agir!

Ao longo deste ano lectivo e nas aulas de CMA reflectimos sobre vários temas, o que se reproduziu na alteração de alguns dos nossos comportamentos e atitudes.
Por este motivo e dada a sua pertinência, partilharemos algumas das afirmações que analisámos e debatemos numa dessas aulas.

  • " Louco é quem não procura ser feliz."
  • " Anão é quem não sabe deixar o amor crescer."
  • " Cego é aquele que não vê o seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria."
  • " Diabético é quem não consegue ser doce."
  • "Surdo é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo ou o apelo de um irmão."
  • "Mudo é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde atrás da máscara da hipocrisia."
  • "Paralítico é quem não consegue andar na direcção daqueles que precisam de ajuda."
Leia e reflicta, para melhor agir!

Ser criança

Ser criança!!!

Essa sinceridade de ver tudo como deveria ser...
Essa felicidade de ter alegria nos olhos...
Essa simplicidade de ser símbolo de amor...
De paz...
De liberdade...
De inocência...
De pureza...
Essa realidade de viver num mundo perfeito,
essa capacidade de inventar o fazer de conta!
De viajar em fantasias...
De viver em contos de fadas...
De habitar jardins de alegria...
Esse dom de sorrir,
Com sorrisos enfeitiçados de magia!
Esse poder de nascer de novo a cada dia.

"A inteligência da criança: observa amando e não com indiferença - isso é o que a faz ver o invisível."

Ana Teixeira n.º1 9ºE (PIEF-CEF)

terça-feira, 19 de maio de 2009

Jornal Escolar

Fomos notícia no jornal escolar do 2º período!

http://issuu.com/domegasmail/docs/dom_egas_-abril_2009-_pdf

Exposição "Cinco dias, Cinco continentes"




http://geo-geografias.blogspot.com/2009/05/5-dias-5-continentes-momentos.html

Os nossos alunos e as professoras responsáveis por esta exposição são um exemplo a seguir!
Parabéns!
Esta exposição constitui um exemplo de boas práticas, da qual se realça a importância do trabalho colaborativo.
Neste sentido, o PIEF sugere a consulta dos blogues:

Exposição de Darwin


A exposição de Darwin visitou a nossa escola!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Laboratório Aberto


A actividade de "laboratório aberto" realizou-se na sexta-feira e foi dinamizada pelos alunos do ensino secundário.

Nós estivemos lá!!!!!

ATENÇÃO!!!

Após esta longa espera, já podemos anunciar a equipa vencedora do PEDDY-PAPER: a equipa da Jacinta!!!!!
Amanhã receberão o vosso magnífico prémio!
E o prémio é ?

Palestra sobre a importância da água termal

Os nossos colegas do Curso profissional de Termalismo (10º, 11º e 12º anos de escolaridade) participaram numa palestra sobre "A importância da água termal", dinamizada por um animador sócio-cultural das termas de S. Pedro de Sul.

Esta palestra foi muito interessante!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

O PIEF esteve na inauguração oficial da BEgas

No dia 8 de Maio, a nossa biblioteca escolar, a BEgas, foi inaugurada oficialmente.

A COMEMORAÇÃO DO DIA DO TEATRO NA NOSSA ESCOLA

As emoções fizeram-se sentir na Escola ES/3 Dom Egas Moniz!
A Comunidade Educativa usufruiu de um dia diferente, onde as nossas actrizes e os nossos actores deram o seu melhor!
Na nossa escola, as luzes da ribalta iluminaram o palco! Os verdadeiros talentos concentraram-se neste local e proporcionaram-nos bons momentos.
Esta actividade, digna de registo, é mais um exemplo da escola activa e dinâmica que temos, onde é visível a colaboração/participação dos alunos, docentes, não-docentes, pais, encarregados de educação e restantes elementos da comunidade escolar.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Feira quinzenal

No dia 20 de Abril fomos à feira de Resende.
Esta visita realizou-se no âmbito das disciplinas da componente técnica do nosso Curso de Educação e Formação (Práticas Comerciais) e do Projecto PIEF.



Folheto formativo